O time de busca Endurance22 encontrou nesta quarta-feira (9), na Antártida, os destroços do Endurance, o navio do explorador britânico Ernest Shackleton que naufragou em 1915.
+ Receptores TV Box apreendidos viram computadores para escolas
+ Elefante recebe funeral de Estado em Sri Lanka
+ Cientistas conseguem reverter o envelhecimento em células animais
O navio de madeira, que combinava propulsão a vapor e por velas e tinha sido projetado para aguentar as condições extremas da região do naufrágio, foi perdido durante a fracassada tentativa de Shackleton de fazer a travessia por terra da Antártida. As condições climáticas extremas ajudaram a preservar o Endurance.
A missão, montada com o objetivo único de encontrar os destroços do navio, custou cerca de US$ 10 milhões (R$ 50 milhões) e foi financiada por um doador anônimo. Apesar disso, o naufrágio não será tocado, já que foi declarado um monumento histórico pelo Tratado Atlântico.
Chamada de Expedição Endurante, a tentativa de fazer a tentativa terrestre da Antártida começou em 1914 e fracassou após o navio ficar preso à deriva e ser esmagado pelo gelo. A empreitada foi encerrada em 1917, sem atingir os seus objetivos. Mas também sem perda de vidas.